Tarifa social de água poderá beneficiar mais de 400 mil pessoas no Tocantins
Concessionária Ambiental apresentará estudo sobre a tarifa até março
Por Administrador
Publicado em 16/02/2026 07:33
Politica

Tarifa social para mais de 400 mil pessoas e novos investimentos em saneamento foram a pauta de uma reunião entre o governador Wanderlei Barbosa e representantes da BRK Ambiental, além da ampliação da cobertura dos serviços e a criação de um modelo tarifário mais acessível à população de baixa renda.

O encontro ocorreu no Palácio Araguaia, em Palmas, na sexta-feira (13/02), e teve como principal encaminhamento a determinação para que a concessionária apresente, até março, um estudo técnico sobre a implantação da tarifa social no estado. A proposta, se implementada, pode alcançar cerca de 440 mil tocantinenses nos 47 municípios atendidos pela empresa.

Além da política tarifária, a reunião tratou da ampliação dos investimentos em saneamento básico, com o objetivo de expandir a cobertura e garantir maior equilíbrio na aplicação dos recursos entre os municípios. O governo defende que o novo ciclo de investimentos esteja alinhado às necessidades locais e às metas de universalização do serviço.

A discussão ocorre dentro do processo de revisão contratual já aberto pela Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), que deverá avaliar as diretrizes e eventuais ajustes propostos.

Também participaram da agenda o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos; o senador Eduardo Gomes; o CEO da BRK, Alexandre Thiollier; o vice-presidente de Operações, Jorge Augusto Gomes; e o diretor de Planejamento, Ítalo Monteiro.

A possível implantação da tarifa social e a definição de novos aportes financeiros sinalizam uma reconfiguração na política de saneamento do Tocantins, com impacto direto no acesso ao serviço e no orçamento das famílias mais vulneráveis.

Comentários