Raio mata mais de 10 animais em região onde ocorreu tragédia com pescadores
Fazenda fica na região do município de Filadélfia
Por Administrador
Publicado em 15/10/2025 22:27
Politica
Ao todo, foram 11 animais, três vacas e oito bezerros mortos. / Foto: Reprodução

Um raio que atingiu uma propriedade na zona rural de Filadélfia, na região conhecida como Bacaba, norte do Tocantins, matou 11 animais na tarde desta terça-feira (14/10). O incidente ocorreu durante um temporal, acompanhado de raios e trovões.

De acordo com moradores da região, três vacas e oito bezerros morreram devido à descarga elétrica. Apenas uma vaca sobreviveu, mas está com dificuldades para andar, conforme relato em vídeo gravado por um morador logo após o ocorrido.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido, na segunda-feira (13), um alerta de “perigo potencial” para chuvas intensas em todo o Tocantins, válido até esta terça-feira. O aviso destacou risco de descargas elétricas, ventos fortes e queda de granizo em alguns pontos do estado.

Região já registrou tragédia semelhante

A tragédia com os animais ocorre poucos dias após outro incidente na mesma região. No sábado, 11 de outubro de 2025, dois pescadores — Murilo Guimarães Vinhal, 33 anos, e Idael da Silva Farias, 38 anos — morreram após um raio atingir a embarcação onde pescavam no Rio Tocantins, próximo a Filadélfia. Os corpos foram encontrados no dia seguinte, e um terceiro ocupante sobreviveu, mas com queimaduras.

Segundo os bombeiros, o motor do barco pode ter atraído a descarga elétrica, evidenciando os perigos de tempestades na região.

Recomendações em caso de tempestade

Durante tempestades com raios, o Inmet orienta que a população não se abrigue sob árvores, não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas metálicas e evite o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.

O órgão reforça que as condições climáticas podem mudar rapidamente e recomenda acompanhar os avisos atualizados por meio do Portal de Alertas do Inmet.

Fonte: AF Noticias

Para acompanhar atualizações oficiais e mapas, você pode acessar:

  • Portal de avisos e previsão do Inmet.

 

Comentários