Dino receberá R$ 600 mil de hospital onde filho morreu; valor será doado, diz ministro
Dino e sua esposa alegaram “erro médico” do Hospital Santas Lúcia, em Brasília, após a morte do filho
Por Administrador
Publicado em 10/10/2025 22:37
Politica
Ele deu entrada no hospital com um quadro de asma grave

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino venceu um processo contra um hospital em Brasília, por erro médico relacionado à morte de seu filho em 2012. O magistrado foi indenizado em R$ 600 mil, valor que, segundo ele, será totalmente doado.

"A 'indenização' que foi paga por essa gente não nos interessa e será integralmente doada. O que importa é o reconhecimento da culpa do hospital. Espero que essa decretação de responsabilidade tenha resultado no fim dos péssimos procedimentos do hospital Santa Lúcia, que levaram à trágica e evitável morte de uma criança de 13 anos", escreveu o magistrado nas redes sociais.

O ministro Flávio Dino dedicou a decisão judicial aos amigos e familiares de Marcelo. Ele também mencionou o projeto de lei 287/2024, apresentado quando era senador, que prevê a obrigatoriedade de avaliação periódica da qualidade dos hospitais. O PL ainda depende de aprovação pelo Congresso Nacional.

Relembre o caso

Marcelo Dino, de 13 anos, deu entrada no Hospital Santa Lúcia com crise de asma e foi encaminhado imediatamente para a UTI. Apesar das tentativas de reanimação, o adolescente faleceu por volta das 7h após relatar desconforto e dificuldade para respirar.

Seus pais, Flávio Dino e Deane Fonseca, processaram o hospital alegando que a médica teria abandonado a UTI pediátrica, causando atraso no atendimento. A Polícia Civil investigou o caso por possível negligência ou erro médico.

Uma médica e uma enfermeira auxiliar chegaram a ser acusadas de homicídio culposo, mas foram absolvidas em 2018 por insuficiência de provas, conforme o art. 386, VII, do Código de Processo Penal.

Fonte:MN

Comentários