A Polícia Federal (PF) erradicou 29 mil pés de maconha em terras indígenas do Maranhão durante a Operação Carcará VIII, concluída nesta sexta-feira (3). A ação também resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de armas e drogas.
Ação em áreas de difícil acesso
Deflagrada em 29 de setembro, a operação teve como foco o combate ao cultivo ilegal em áreas de difícil acesso, especialmente nas terras indígenas Bacurizinho, Cana Brava e Porquinhos, localizadas na região de Grajaú.
Com apoio do Centro Tático Aéreo (CTA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, os agentes incineraram cerca de 10 toneladas de droga encontradas durante a ação.
No primeiro dia de operação, cinco pessoas foram presas em flagrante por participação direta no plantio de maconha. Com os suspeitos, a PF apreendeu:
7 kg de maconha pronta para consumo;
Duas armas de fogo.
Enfrentamento ao tráfico
A Operação Carcará VIII reforça o compromisso da Polícia Federal no combate ao tráfico de drogas em áreas sensíveis do Maranhão. Segundo a corporação, ações desse tipo têm o objetivo de enfraquecer organizações criminosas e proteger comunidades vulneráveis, como as populações indígenas que vivem nas regiões de plantio ilegal.