Com informações do STF
BRASÍLIA – Em meio aos mais de 1.110 convidados que prestigiaram a posse do ministro Edson Fachin como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta segunda-feira (22), um dos presentes se destacou dentre os demais: o ex-presidente José Sarney.
Chamou a atenção o momento em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abraçava o novo presidente do Supremo e ficou extremamente empolgado com a presença de Sarney próximo a ele.
Lula parou o ex-presidente para abraçá-lo e conversar. O momento rendeu cliques fotográficos entre os três.
Movimento semelhante foi observado na chegada da primeira-dama Janja ao plenário do STF. Ambos trocaram palavras e conversaram.
Fachin afirma que o “o país precisa de confiança entre os poderes”
Ao tomar posse na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (29), o ministro Edson Fachin afirmou que sua gestão será guiada por racionalidade, diálogo e discernimento. “O país precisa de previsibilidade nas relações jurídicas e confiança entre os Poderes. O Tribunal tem o dever de garantir a ordem constitucional com equilíbrio”, afirmou.
O ministro buscará estimular o diálogo entre os Poderes e a estabilidade institucional. Esse diálogo se dará sem exclusões nem discriminações, visando a um relacionamento institucional integrado e participativo. “Nosso compromisso é com a Constituição. Repito: ao Direito, o que é do Direito. À política, o que é da política”.