O ato foi registrado em vídeo por testemunhas e causou indignação
A Polícia Civil do Maranhão efetuou, na manhã desta sexta-feira (23), a prisão de Antônio Luís Leão de Araújo, de 63 anos. Ele é o principal suspeito de abusar sexualmente de uma criança de aproximadamente 9 anos, no município de Balsas. O crime, ocorrido na porta da residência do suspeito, foi registrado em vídeo por testemunhas e causou indignação na região sul do estado.
As investigações tiveram início após o canal de denúncias da Delegacia Especial da Mulher (DEM) receber imagens anônimas que mostravam o idoso abusando da vítima em plena luz do dia. Diante da gravidade das provas, a autoridade policial representou pela prisão preventiva do suspeito.
Após monitoramento, as equipes localizaram Antônio Luís em um estacionamento comercial no bairro São Félix, onde o mandado de prisão foi cumprido.
O caso é enquadrado no artigo 217-A do Código Penal Brasileiro, que define o crime de estupro de vulnerável (praticar ato libidinoso com menor de 14 anos).
Pena Prevista: A condenação pode variar de 8 a 15 anos de reclusão.
Agravantes: Pelo fato de o crime ter sido cometido contra uma criança de apenas 9 anos e em via pública, a justiça pode considerar o alto grau de reprovabilidade da conduta para a fixação da pena máxima.
A prisão de Antônio Luís reforça o papel vital da sociedade no combate à exploração infantil. Neste caso específico, o anonimato garantido pelos canais oficiais foi o que permitiu que as imagens chegassem à polícia sem expor a testemunha.
“A colaboração da população é o braço direito da Polícia Civil. Sem o vídeo enviado anonimamente, este crime poderia permanecer oculto sob o manto da impunidade”, destacou a delegada da DEM Ana Marisa.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.