São Domingos do Araguaia: PM apreende mais de 129 kg de drogas e prende dupla na BR-230
Viatura estava fazendo rondas na BR-230 quando percebeu um veículo suspeito
Por Administrador
Publicado em 12/10/2025 20:48 • Atualizado 12/10/2025 22:22
Politica
Ao perceber a presença dos agentes, o condutor suspeito freou e mudou a rota rapidamente

Uma ação bem-sucedida de uma guarnição do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), sediado em Marabá, no sudeste paraense, resultou na apreensão de mais de 129 kg de entorpecentes e na prisão de dois homens.

Os suspeitos, identificados como Carlos André Mendonça de Aquino e Mateus Ramalho da Silva, foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil (Depol) de São Domingos do Araguaia, cidade vizinha a Marabá, para os procedimentos cabíveis, onde foram autuados pelo crime de tráfico de drogas.

Perseguição e Descoberta da Carga

O flagrante ocorreu por volta das 17h30, na tarde desta sexta-feira (11), quando a guarnição plantonista, composta por militares (2° SGT PM Manoel, 3°SGT PM Franksley, CB PM Cleovando, SD PM André e SD PM Vitor), retornava de rondas na Vila Santana.

Ao passar em frente à vicinal que dá acesso a Esperantina (TO), os policiais avistaram um veículo Chevrolet Spin, cor cinza, placa OAD 8H23, saindo da estrada de terra.

A conduta do motorista, que freou bruscamente ao notar a viatura e, em seguida, acessou a BR-230 em alta velocidade e em zigue-zague, levantou a suspeita de embriaguez por parte dos PMs.

Iniciando um acompanhamento tático, os militares sinalizaram para a parada, mas o condutor só obedeceu após cerca de um quilômetro. No momento da abordagem, Carlos André, que estava no banco do carona, tentou fugir, mas foi rapidamente contido pela guarnição.

Entorpecentes, Celulares e Starlink

Durante a revista pessoal e veicular, os policiais confirmaram que o motorista, Mateus Ramalho, não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A guarnição notou o extremo nervosismo da dupla e um forte cheiro de maconha exalando do veículo.

A inspeção detalhada no porta-malas levou à descoberta da volumosa carga de drogas:

  • 119 tabletes de maconha, totalizando aproximadamente 128 kg.
  • 3 tabletes de skunk, com peso aproximado de 1,630 kg.

Questionado, Carlos André informou que eles haviam saído de Imperatriz (MA) com destino a Marabá (PA), onde deveriam entregar os entorpecentes a uma pessoa que faria contato por meio de um celular (iPhone 11), encontrado no porta-luvas, que era diferente dos aparelhos pessoais que cada um portava. O suspeito também revelou já ter sido preso anteriormente em Marabá por porte ilegal de arma de fogo.

Toda a droga estava no porta-malas do veículo

No veículo também foi encontrada uma antena de internet via satélite Starlink, que, segundo Carlos André, lhe pertencia, embora o carro fosse de um terceiro

Diante dos fatos, a dupla foi algemada e conduzida à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido, onde foram formalmente apresentados pelo 4º BPM para as providências legais cabíveis pelo crime de tráfico

Por 'Diário do Pará'

 

Comentários