Bolsonaro é diagnosticado com câncer de pele, diz equipe médica
Por Arimateia Jr
Publicado em 17/09/2025 19:02
Politica
“Não é nem o mais bonzinho e nem o mais agressivo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi diagnosticado com câncer de pele, informou nesta quarta-feira (17) o médico Claudio Biroli, chefe da equipe cirúrgica responsável pelo atendimento.

 

Segundo Biroli, foram retiradas oito lesões durante procedimento recente. Dessas, sete eram suspeitas e duas tiveram resultado positivo para carcinoma de células escamosas, um tipo de tumor classificado como de gravidade intermediária.

 

Não é nem o mais bonzinho e nem o mais agressivo. É o intermediário, mas ainda assim é um câncer de pele”, explicou o médico em coletiva de imprensa.

 

Acompanhamento médico

O especialista afirmou que as lesões foram identificadas em estágio inicial e que o caso demanda apenas avaliação periódica e acompanhamento clínico. “Uma das feridas fica no tórax e a outra no braço”, detalhou.

 

De acordo com a equipe médica, Bolsonaro apresenta predisposição para esse tipo de câncer. O tratamento, por ora, não inclui procedimentos mais invasivos.

 

Tratamento adicional

Segundo o médico, “não há (previsão de nenhum tratamento adicional agora). Apenas o segmento e reavaliação clínica”.

 

Ele disse ainda que existem “várias queratóses, várias lesões que precisam ser mantidas em vigilância contínua”.

 

O boletim médico

Brasília, 17 de setembro de 2025 - O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi admitido no Hospital DF Star na tarde do dia 16 de setembro, devido a quadro de vômitos, tontura, queda da pressão arterial e pré-síncope. Apresentou melhora dos sintomas e da função renal após hidratação e tratamento medicamentoso por via endovenosa. O laudo anátomo patológico das lesões cutâneas operadas no domingo mostrou a presença de carcinoma de células escamosas "in situ", em duas das oito lesões removidas, com a necessidade de acompanhamento clínico e reavaliação periódica. Recebe alta hospitalar, mantendo o acompanhamento médico.

 

Dr. Cláudio Birolini - Médico chefe da equipe cirúrgica

Dr. Leandro Echenique - Médico Cardiologista

Dr. Guilherme Meyer - Diretor Médico do Hospital DF Star

Dr. Allisson Barcelos Borges - Diretor Geral do Hospital DF Star

Fonte:  Julinho Bittencourt  (Rev-Forum)

Comentários