Ministro do Turismo discute COP30 com embaixadores do Golfo Pérsico
Objetivo é projetar a Amazônia como um espaço de inovação e sustentabilidade
Por Arimateia Jr
Publicado em 12/08/2025 21:28
Politica
O ministro apresentou iniciativas de modernização da rede hoteleira

Repórter da Agência Brasil 

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reuniu-se em Belém (PA) com embaixadores de seis países do Golfo Pérsico, incluindo Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.

O encontro, realizado nesta terça-feira (12), teve como objetivo fortalecer laços, buscar cooperação e atrair investimentos para infraestrutura, logística e soluções sustentáveis, visando a preparação da COP30 de 2025. Sabino, que também é presidente do Conselho Executivo da ONU, destacou a importância da Conferência do Clima para a Amazônia.

Durante o almoço, o ministro apresentou iniciativas de modernização da rede hoteleira, melhorias no transporte urbano e a ampliação da malha aérea regional. Sabino afirmou que o governo federal está empenhado em fazer da COP30 a “melhor COP da história”, com o intuito de projetar a Amazônia como um espaço de inovação e sustentabilidade.

Articulação internacional e críticas

A presença da comitiva de embaixadores em Belém é vista como estratégica para o governo, que busca conectar a realidade amazônica com o cenário global. A comitiva iniciou sua visita na segunda-feira (11), com um encontro com o governador do Pará, Helder Barbalho, e visitas a pontos turísticos da cidade.

Sabino aproveitou a ocasião para rebater as críticas sobre a escolha de Belém como sede da conferência. Ele garantiu que todas as obras estão em andamento e serão finalizadas a tempo para o evento, como o novo aeroporto, que será inaugurado no fim do mês. “Aqueles que estão torcendo contra vão ficar com dor de cotovelo”, afirmou o ministro.

Comentários