Criação do AmpliAR fortalece aviação regional no Brasil
As empresas interessadas serão remuneradas por meio de aditivos
Por Arimateia Jr
Publicado em 11/06/2025 15:32
Politica
As empresas interessadas serão remuneradas por meio de aditivos

Investimentos iniciais nos aeroportos somam R$ 1,35 bilhão — aproximadamente R$ 77 milhões por terminal, em média

Agência Gov | Via MPor

 

Nesta primeira etapa serão ofertados 19 aeroportos localizados em 11 estados das regiões da Amazônia Legal e do Nordeste, como o de Parintins (AM)

O Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais (AmpliAR) vai permitir que concessionárias que já possuem contrato com a União para atuação no setor aéreo assumam a gestão de terminais aéreos deficitários.

 

A iniciativa, criada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (10/6).

 

Os aeroportos regionais prioritários incluídos no programa — definidos com base no Plano Aeroviário Nacional (PAN) — serão ofertados por meio de processo competitivo simplificado e de forma individualizada, conforme estabelecido após consulta pública realizada no início do ano.

 

Vamos investir na aviação regional, modernizando aeroportos estratégicos ao atrair a iniciativa privada para operar terminais deficitários. Nossa meta é que, nos próximos cinco anos, mais de 100 aeroportos sejam construídos ou requalificados em todo o Brasil”, explica o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho

 

Nesta primeira etapa, serão ofertados 19 aeroportos localizados em 11 estados das regiões da Amazônia Legal e do Nordeste. Os investimentos iniciais nesses terminais somam R$ 1,35 bilhão — aproximadamente R$ 77 milhões por aeroporto, em média.

 

A aviação regional será fortalecida e impulsionará o desenvolvimento de regiões que carecem de melhor infraestrutura aeroportuária. Ao viabilizarmos esses investimentos, aquecemos a economia, estimulando o turismo, a cadeia de serviços, o transporte de cargas e a abertura de novas oportunidades de negócios”, detalha o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca

 

As empresas interessadas serão remuneradas por meio de aditivos que reequilibrarão os contratos vigentes. A previsão é de que as propostas sejam abertas em setembro, com os ajustes contratuais concluídos até o fim do ano. Aeroportos que não receberem propostas nesta rodada permanecerão disponíveis, assim como novos lotes, que serão oferecidos em futuras etapas do AmpliAR.

 

Além de melhorar a infraestrutura aeroportuária, os investimentos realizados por meio do AmpliAR terão papel decisivo em áreas como a saúde, ao viabilizar deslocamentos de emergência e facilitar a distribuição de medicamentos e vacinas em comunidades de difícil acesso. O MPor também destaca que os terminais regionais serão estratégicos para a fiscalização ambiental, o monitoramento de áreas isoladas e a proteção de comunidades indígenas.

 

Veja a lista dos aeródromos incluídos na primeira fase do programa

 

- Aracati (CE)

- Araguaína (TO)

- Araripina (PE)

- Barcelos (AM)

- Barreirinhas (MA)

- Cacoal (RO)

- Cruz (CE)

- Garanhuns (PE)

- Guanambi (BA)

- Itacoatiara (AM)

- Itaituba (PA)

- Lençóis (BA)

- Parintins (AM)

- Paulo Afonso (BA)

- Porto Alegre do Norte (MT)

- São Raimundo Nonato (PI)

- Serra Talhada (PE)

- Tarauacá (AC)

- Vilhena (RO)

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