Xaud é médico e presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol (FRF)
FONTE: O TEMPO Sports
Samir Xaud, médico roraimense de 41 anos, foi eleito presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) neste domingo (25/5). A votação ocorreu na sede da entidade, na Barra da Tijuca, com Xaud como candidato único ao cargo máximo do futebol brasileiro. O pleito também definiu os oito vice-presidentes e os membros do Conselho Fiscal para o quadriênio 2025-2029.
Para formalizar participação na eleição da CBF, era necessário ter apoio declarado de ao menos oito federações. Como apenas duas delas (São Paulo e Mato Grosso), entre as 27, não endossaram a candidatura de Xaud, nenhum outro concorrente conseguiu se candidatar. O prazo para inscrição de chapas encerrou-se na terça-feira (20).
O novo presidente da CBF terá que renunciar ao cargo de presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol (FRF), já que as regras impedem o acúmulo das duas funções. Xaud assumiria a presidência da FRF apenas em 2027.
Quem é Samir Xaud, novo presidente da CBF
Natural de Boa Vista, capital de Roraima, o novo mandatário da CBF é formado em medicina com especialização em infectologia e medicina esportiva. Xaud também atua como empresário no setor esportivo e possui um centro de treinamento voltado para fitness e bem-estar.
O dirigente complementou sua formação acadêmica com um curso de Gestão de Futebol pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Em sua trajetória profissional, ocupou anteriormente o cargo de diretor-geral do Hospital Geral de Roraima, adquirindo experiência administrativa em instituições de grande porte.
Em publicação nas redes sociais na sexta-feira (16), um dia antes do edital da eleição ser divulgado, a CBF - sem anunciá-lo como candidato ao pleito - enalteceu o dirigente por fazer "uma verdadeira revolução no futebol local, elevando Roraima a patamares jamais alcançados em termos de organização, visibilidade e paixão pelo esporte".
No âmbito dos clubes, dez agremiações das Séries A e B do Campeonato Brasileiro manifestaram apoio formal: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
Disputa frustrada e sistema de votação
O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, havia anunciado, no sábado (17), que seria candidato à presidência da CBF. O dirigente afirmou ter apoio de outras federações - sem especificar quantas e quais. O registro da chapa, porém, ficou inviabilizado considerando as normas do processo eleitoral.
Na eleição da CBF, as 27 federações e os 40 clubes das duas principais divisões do Brasileirão Masculino têm direito a voto. Os sufrágios das entidades estaduais têm peso três, os dos times da Série A peso dois, e os da Série B peso um. Ter ao menos 23 das 27 federações ao lado já bastaria para um candidato vencer.
A eleição definiu também os oito vice-presidentes que acompanharão Xaud: Ednailson Leite Rozenha (Amazonas), Fernando José Macieira Sarney, Flavio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva (Rio Grande do Norte), Michelle Ramalho Cardoso (Paraíba), Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul (Pará) e Rubens Renato Angelotti (Santa Catarina).
Entre os vice-presidentes, cinco são mandatários de federações estaduais.
Fernando Sarney havia sido escolhido como interventor da confederação após o afastamento do presidente Ednaldo Rodrigues, na quinta-feira (15). Já Flávio Zveiter é ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e Gustavo Dias Henrique foi ex-diretor de Relações Institucionais da entidade.
O Conselho Fiscal terá como membros efetivos Simon Riemann Costa e Silva, Eduardo Rigotto Netto e Frederico Ferreira Pedrosa. Os suplentes serão Francinaldo Kennedy Lima Barbosa, Manoel Rodrigues Neto e Rodrigo Ferreira La Rosa.