Um homem foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira (12) pela Polícia Civil de Santa Bárbara do Pará, suspeito de ameaçar e roubar a própria mãe, uma idosa de 66 anos. O caso, que envolve violência doméstica e consumo de drogas, mobilizou equipes da polícia civil do município e resultou na prisão de Jonas Deison de Oliveira Favacho.
De acordo com o boletim registrado na unidade policial, a vítima, identificada como Zilda Maria de Oliveira Favacho, procurou a delegacia por volta das 9h relatando que, na mesma manhã, foi novamente ameaçada pelo filho, que estaria sob efeito de entorpecentes. Ainda segundo o depoimento da idosa, Jonas é usuário de drogas e costuma exigir dinheiro para alimentar o vício. Quando contrariado, ele se torna agressivo, ameaça a mãe e depreda objetos dentro da residência.
Zilda relatou ainda que, na noite do último sábado (10), por volta das 23h30, o filho arrancou seu celular das mãos com violência e fugiu. Ela acredita que o aparelho tenha sido trocado por drogas em uma “boca de fumo”. Ao questioná-lo sobre o paradeiro do celular, na manhã desta segunda-feira, Jonas não deu qualquer resposta, o que motivou a vítima a procurar a polícia e solicitar medidas protetivas de urgência.
Após a denúncia, a equipe de policiais civis iniciou diligências e conseguiu localizar e prender Jonas Deison em flagrante. Ele foi autuado pelos crimes de ameaça no contexto de violência doméstica, conforme o artigo 147, §1º do Código Penal, e roubo. O homem foi conduzido para a unidade da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), onde ficará à disposição da Justiça.