Uma operação conjunta da Polícia Civil do Maranhão resultou na destruição de aproximadamente 12 mil pés de maconha em uma região de mata fechada localizada nos povoados de Barra dos Corda e Jenipapo dos Vieiras.
Iniciada na tarde desta quinta (8), a ação policial se encerrou na sexta-feira (9). A operação representa uma das maiores ações recentes de enfrentamento ao tráfico de drogas no interior do Maranhão.
As regiões foram identificadas com a realização de um trabalho prévio de levantamento feito pelas polícias Civil e Militar. Contando com apoio aéreo, os agentes localizaram as plantações em áreas de difícil acesso. Após sobrevoo do local, os operadores do CTA desembarcaram diretamente na área das plantações.
Além da enorme quantidade de cannabis, foram apreendidos dois sacos de sementes de maconha, fertilizantes, um pulverizador, máquinas para prensagem, macacos hidráulicos e uma espingarda calibre 32. Além disso, também foram apreendidos 30 sacos de maconha já seca e 20 tabletes prensados.
Durante a operação, três barracões utilizados como base para a plantação e preparo da planta foram destruídos e incinerados no próprio local. Parte da estrutura ainda segue na área e será destruída no retorno das equipes.
Um dos fatos que chamou a atenção dos oficiais foi a presença de uma trilha com aproximadamente três quilômetros de extensão que conecta diretamente a plantação a uma comunidade indígena da região. Mesmo diante disso, não houve qualquer contato com moradores da aldeia, nem indícios de envolvimento direto da comunidade com a atividade de tráfico.