Homem que se passava por advogado é preso; é o segundo caso em 24h no MA
27/03/2024 00:32 em Politica

 

Raul Dávila Silva Sousa atuava ilegalmente no município de Barra do Corda

 

O homem, identificado como Raul Dávila Silva Sousa, foi autuado pelos delitos de falsa identidade e exercício ilegal da advocacia

Um homem foi preso em flagrante, na manhã desta terça-feira (26), por exercício ilegal da advocacia na cidade de Barra do Corda, no Maranhão. O homem, identificado como Raul Dávila Silva Sousa, foi autuado pelos delitos de falsa identidade e exercício ilegal da advocacia.

 

Segundo informações da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB-MA), o suspeito assinava atos próprios de advogado e se identificava nas redes como tal.  Após a prática ilegal ser descoberta, a Polícia Civil foi acionada para tomar as providências legais cabíveis com a condução e instauração de procedimento.

 

“Combater o exercício ilegal da profissão é uma das grandes bandeiras da OAB/MA. Ao coibir práticas de falsos advogados e advogadas, a Ordem, por meio da Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia, luta pela valorização de toda a classe e conscientização da sociedade”, disse o presidente da OAB-MA, Kaio Saraiva. 

 

Outro caso

Na segunda-feira (25), uma outra pessoa foi presa pela mesma prática ilegal. De acordo com a OAB-MA, Kerly Cristina Caetano dos Santos Silva, de 40 anos, atuava ilegalmente, se passando por advogada, no município de Grajaú, no Maranhão. 

 

Nos dois casos, os conduzidos foram liberados após o registro de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), tendo em vista que essa conduta é compreendida como contravenção penal, prevista no art. 47.

 

“Ao receber denúncias com as provas e informações necessárias sobre os casos de exercício ilegal da profissão, a Comissão realiza diligências nos locais denunciados com o apoio doas autoridades competentes”, complementou o presidente da Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia, Jonatas Dutra Fernandes.

COMENTÁRIOS